O Instituto para Educação, Cultura e Desenvolvimento (Projeto Cidadão) nasceu em 05 de Janeiro de 2000, com o propósito de dar oportunidades às crianças, adolescentes e jovens da comunidade do Cabula I e redondezas, a participarem de oficinas orientadas por educadores sociais ou arte-educadores, em horário oposto ao da escola.
A instituição é uma OSCIP: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Lei 9790/99): ONG com certificado emitido pelo poder público, em que se pode contratar pelas normas da CLT. São financiadas pelo Estado ou iniciativa privada e não têm fins lucrativos.
Foi fundado por Antonio Jorge, o “Toinho”, morador do Conjunto Habitacional Antônio Carlos Magalhães (Conjunto ACM) e atual presidente da associação de moradores. Nos dez anos de funcionamento, mais de 1500 jovens, chamados de “educandos”, fizeram oficinas de teatro, fotografia, dança de salão, dança moderna, futebol, futsal, grafite, artesanato, porcelana fria, artes, desenho artístico, artes plásticas, capoeira, percussão e reforço escolar.
Além dos voluntários, que recebem um salário simbólico de U$ 1,00 dólar, anual, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Escola Municipal Cabula I, são os parceiros que mais contribuem para a manutenção da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário