Grupo 4 - Águas Claras

O grupo formado pelos alunos Ártemis Garrido, Cristina di Paula, Flora Rodriguez, Letícia Rasteli, Leonardo Barbosa, Monique Assunção e Raquel Muhana decidiu pesquisar o bairro de Águas Claras.

O local, que antes era um quilombo, foi batizado com este nome por ter um límpido rio que cortava a região. Águas Claras é classificada pelo IBGE como uma área de ponderação pertencente a Cajazeiras, subdistrito de Salvador. O bairro possui um convento com escola primária, ambulatório, parque, biblioteca, centro de informática e atividades esportivas. A biblioteca e a sala de computadores não se resumem apenas aos estudantes da escola, mas toda a comunidade tem acesso.

A coleta de lixo é feita regularmente, em todos os pontos do bairro em que pudemos visitar. o transporte também é regular, mas concentra-se na avenida principal do bairro, tendo os moradores de regiões mais distantes se deslocarem até o local a pé, porque o amarelinho demora 1h ou mais para passar.  

A segurança do bairro é feita por viaturas da Rondesp, pois o posto policial, no final de linha, fica fechado a maior parte do tempo. Usuários de drogas costumam tomar conta de locais com difícil acesso. O Bairro é considerado violento.

O trânsito é bastante complicado, pois não possui infraestrutura, como faixas de pedestre, sinaleiras e placas de sinalização. Há muitos engarrafamentos e o fluxo de caminhão é intenso, o que prejudica ainda mais a circulação de veículos.

As religiões em evidencia são católicas, protestantes e candomblés, com muitas igrejas e terreiros.
 

Localização geográfica de Águas Claras (Via Google Maps)


Foto do rio Águas Claras atualmente (foto do A Tarde)